terça-feira, 8 de setembro de 2015

A Evolução da Moda Feminina


   Não é fácil dividir o vestuário feminino por épocas, pois a moda não se transforma do dia para a noite. Ela vai passando por um processo de adaptação lento e gradativo, oscilando entre pequenas e grandes mudanças com influência da própria realidade social e econômica em diversos lugares.

Década de 1910

O início do Século XX foi marcado pela Primeira Guerra Mundial (1914 -1918), que trouxe muitas mudanças, inclusive na vestimenta feminina. Com a mulher começando a se integrar ao mercado de trabalho, o vestuário foi se tornando mais prático e o espartilho começou a ser abolido. Uma diminuição no comprimento das roupas também se inicia pela necessidade de praticidade e Coco Chanel começa a se destacar na moda no final dos anos 10.
(Foto: Modelo desconhecida)



Década de 1920

O cenário era o fim da guerra. O divertimento ao som de Charleston e do jazz, marcaram a época das melindrosas. A liberdade feminina começava a despontar e todo o glamour de plumas e adornos gigantescos foram ficando para trás, dando lugar a pernas cada vez mais a mostra. Coco Chanel revolucionou a moda na década de 20.
(Foto:Coco Chanel)





Década de 1930

A crise de 1929 pôs fim a euforia dos anos 20. As saias voltavam a crescer e a silhueta feminina voltou a evidência. O visual de cabelos longos começou a surgir. A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. O cinema estava no auge e Hollywood foi um grande referencial para a moda. A maquiagem estava em alta e já passaram a ser levadas na bolsa.
(Foto: Marlene Dietrich)




Década de 1940

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945), novamente foi um catalizador de mudanças. A moda se tornou mais simples e austera – cortes retos, estilo militar, racionamento de tecidos e popularização dos sintéticos (como a viscose). A simplicidade a qual a mulher era submetida, despertou o interesse pelos chapéus, surgindo novos modelos.
(Foto: Lauren Bacall)




Década de 1950

Com o fim da guerra, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina, sofisticada e glamourosa. Em 1947, Christian Dior consolida o New Look, uma das principais revoluções da moda. Acessórios como sapatos de salto, luvas, peles e jóias começaram a ser usados. A beleza passou a ser um tema de enorme importância. Sutiãs pontudos, spray de cabelo e delineador são heranças dessa época.
(Foto: Marilyn Monroe)




Década de 1960

Uma das décadas mais ricas. Em meio ao surgimento da pílula anticoncepcional, da minissaia e muitos outros acontecimentos, a liberdade sexual feminina explode. A modelo inglesa Twiggy (1,70m e 45 quilos) tornou-se o biotipo imitado pelas jovens da época. Foi o auge da estética “Lolita”, com sua sexualização e looks levados para o lado infantil. As revistas femininas pregavam a dieta e os exercícios.
(Foto: Twiggy)



Década de 1970

Década da Discoteca, cabelos desalinhados, alguns com influência afro e maçãs do rosto carregadas de blush. A moda unissex seguia firme, o modismo hippie estava em alta e as mulheres usavam saias tanto curtas como longas, blusas e batas bem coloridas e despojadas.
(Foto: Farrah Fawcett)




Década de 1980

A mulher passou a ocupar áreas antes reservada aos homens ganhando status e dinheiro – são arquitetas, gerentes de empresa, donas de seu próprio negócio, entre outras funções. Com o culto ao corpo veio a corrida para as academias (febre da ginástica aeróbica) e a geração saúde. Maquiagem forte, cabelos com gel para um look molhado, mousse para criar volume e permanentes e topetes altos. Surgiram a top models e a mistura de tendências foi o marco dos anos 80.
(Foto: Madonna)


Década de 1990

Simplicidade em oposição à extravagância e aos excessos visuais dos anos 80. A modelo Kate Moss personificou o estilo muito produzido em editoriais de moda, heroin chic (pelidez, olheiras e magreza excessiva). A indústria do luxo expandiu e revitalizou marcas esquecidas. Os jovens dos anos 90 ganharam espaço com estilos e marcas para cada tribo. Tatuagens e piercings em ascensão.
(Foto:Kate Moss)




Anos 2000

A palavra é globalização. A moda se tornou plural e subjetiva. Diversas são as possibilidades femininas ao se vestir. As mulheres fazem suas escolhas baseadas, cada uma em seu estilo. Cada vez surgem mais recursos para manter a saúde, a beleza e o bem estar. Cada vez são criados mais recursos seguindo estilos de vida e tendências. Evolução sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário