sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Breve história da trajetória da mulher no mercado de trabalho.

Sabemos que nos primórdios da sociedade moderna a mulher não desempenhava o papel de provedora do lar, essa função cabia ao homem, e as mulheres que   precisavam obter o sustento, quer por terem ficado viúvas, quer por pertencerem a uma elite empobrecida, faziam doces, arranjos de flores, bordados, davam aulas de piano, em suma, buscavam de alguma forma desenvolver alguma atividade que fosse possível ganhar dinheiro, mesmo em sociedade que não via com bons olhos que a mulher trabalhasse.
 


Em vários momentos da historia da humanidade vimos a necessidade de as mulheres ingressarem no mercado de trabalho e com isso, mudanças de paradigmas foram inevitáveis. Nesse sentido buscamos fazer dois recortes na história e nos prendemos a dois momentos cruciais para a história das mulheres trabalhadoras, quais sejam: a revolução industrial e os períodos de guerra da primeira metade do século XX.
Durante a segunda metade do século XVIII, período da revolução industrial, muitas mulheres deixaram os lares e foram trabalhar nas fábricas. Para muitos a utilização de maquinário nas fabricas permitiu a contratação de mão de obra sem força muscular, ou seja, mulheres e crianças. Essa é uma questão bastante relevante, estamos falando de um período em que as mulheres eram vistas como parcialmente capazes e os capitalistas industriais utilizaram dessa mão de obra “menos capaz” para diminuir salários e aumentar seus lucros. Para Marx, até então, o trabalhador vendia sua força de trabalho da qual dispunha livremente, com o advento das máquinas passaram a vender a força de trabalho de suas mulheres e filhas. Assim nesse contexto as mulheres são propriedade de seus maridos e pais e exploradas por eles, bem como pelos capitalistas donos das fábricas nas quais trabalhavam. Foi um período muito duro, porque as mulheres deixavam seus lares e filhos para enfrentar longas jornadas nas manufaturas sem condições mínimas de trabalho, sem garantias e direitos legais.

               

Outro período a ser destacado é o do inicio do século XX. No período das duas grandes guerras os homens foram para frente de batalha e as mulheres precisaram assumir os negócios de suas famílias, trabalhar em postos anteriormente ocupados por homens e ainda trabalhavam no esforço de guerra em seus países. Foi um período de muitas mudanças. Quando a guerra acabou as mulheres precisavam continuar trabalhando, pois seus maridos, pais e irmãos haviam morrido ou voltaram mutilados, incapacitados para o trabalho. A despeito das necessidades que o período impôs, o mundo não era mais o mesmo e a questão das mulheres no mercado de trabalho não voltaria mais ao que era antes. Ressalta-se ainda que o movimento feminista começa a ganhar força se fazendo cada vez mais presente nas reivindicações por liberdade e igualdade. 
   Assim, ao destacarmos esses dois marcos históricos, podemos concluir que a historia das mulheres no mercado de trabalho, até chegarmos nos dias atuais, foi bastante árdua. A exploração, a desvalorização foram uma constante. Hoje, ainda não estamos vivendo o melhor dos mundos, mas muitas conquistas já foram alcançadas e essas são frutos de muita luta das mulheres.

Bibliografia
Probst, Elisiana Renata. A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho.
Falcão, Juliana. Elas realmente não fogem da luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário