sexta-feira, 4 de setembro de 2015

As Notáveis Pioneiras do Brasil

     No decorrer de várias épocas, várias mulheres destemidas e ousadas se destacaram e influenciaram a história, sendo as primeiras a realizarem feitos em suas diversas áreas de conhecimento. Vamos recordar...

PRINCESA ISABEL (1846 – 1921)

  Princesa Isabel, a segunda filha do Imperador Pedro II,  ficou muito conhecida como a Princesa Redentora pelo fato de ter assinado a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil, mas poucos sabem que desde bem nova, também se preocupava com a educação no país. Aos 25 anos se tornou a primeira Senadora do Brasil. Por 3 vezes foi regente do Império enquanto seu pai precisou se ausentar do país. Seu nome completo era Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança. 




CHIQUINHA GONZAGA (1847 – 1935)

     Compositora, pianista e maestrina, Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi a primeira mulher brasileira a reger uma orquestra. Ela produziu cerca de duas mil músicas, dentre elas “Ó Abre Alas”, de 1899, considerada a nossa primeira marcha carnavalesca. Escreveu 77 peças teatrais e com seu talento e determinação, ajudou a mudar os rumos da música brasileira. Denunciou o preconceito e participou de todas as grandes causas sociais do seu tempo, lutando inclusive contra a escravidão no Brasil.  


RITA LOPES (1867 - 1960)

      
Rita Lobato Velho Lopes, gaúcha, médica feminista e política brasileira, foi a primeira mulher do Brasil a obter um diploma regular de medicina e a terceira sul americana a formar-se nessa área,resistindo corajosamente ao machismo, se formou com honras pela Faculdade de Medicina da Bahia.  Entrou para a política tornando-se vereadora em Rio Pardo, no sul do país,  superando os preconceitos da época.  Especializada em obstetrícia, defendeu uma tese sobre a operação cesariana  e  sempre fez questão de atender a população mais carente.




ANÉSIA PINHEIRO MACHADO (1904 - 1999)

    Feminista, foi a primeira aviadora brasileira a fazer vôos acrobáticos, a transportar passageiros e a pilotar em um voo transcontinental ligando as Américas. Conquistando todas as licenças que solicitou, foi: piloto privado, comercial e até mesmo instrutora. E como piloto comercial foi pioneira mais uma vez. E além de tudo isso, por um tempo, ela escreveu semanalmente sobre aviação no jornal "O Paiz". Ficou na carreira por 3 décadas e recebeu diversas homenagens no decorrer desses anos.



CECÍLIA MEIRELES (1901 - 1964)

     Professora de formação, poetisa e jornalista, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro e entre 1930 e 1933, assinou uma coluna onde falava sobre os problemas da educação, no jornal carioca Diário de Notícias. Criou a primeira biblioteca infantil do país em 1934.  Foi a primeira a ter um livro premiado pela Academia Brasileira de Letras quando em 1939, venceu o Prêmio de Poesia Olavo Bilac, por sua obra A Viagem. E até hoje é considerada uma das maiores poetisas do Brasil.





RACHEL DE QUEIROZ (1910 - 2003)

   Escritora, tradutora e jornalista nascida no Ceará, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Estreou na imprensa publicando crônicas e poemas de caráter modernista, sob o pseudônimo de Rita de Queluz. Teve diversos romances publicados e se interessou também por políticas sociais. Teve algumas obras traduzidas no exterior e recebeu inúmeros prêmios em sua carreira.


MARIA LENK (1915 - 2007)

    Maria Emma Hulga Lenk Zigler, filha de imigrantes alemãs, foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial, o de 400m peito. Aos 17 anos, já era uma atleta de nível internacional. Foi a primeira sul-americana a competir em Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. No início dos anos 40, é a única mulher da delegação de nadadores sul-americanos que excursiona pelos EUA. Ela quebra doze recordes norte-americanos e aproveita sua estadia para concluir o curso de Educação Física na Universidade de Springfield.



Fontes de Pesquisa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário